Homem versus Máquina
Credit: ©Shutterstock.com/Daniel Schweinert.
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A partir do momento que a tecnologia se mostrou como uma importante aliada na vida do homem pós II Segunda Guerra Mundial, inúmeras discussões foram levantadas a respeito desta ferramenta que parecia/parece superar os limites mais humanos possíveis. Assim, há pessoas acreditam que um dia seremos reféns e totalmente dependentes da tecnologia, enquanto outras acreditam que a utilizaremos apenas e totalmente a nosso favor, exercendo certa relação de poder para com as máquinas. Contudo, não podemos negar que, com o correr dos anos, a tecnologia vem ascendendo lenta e sorrateiramente, ocupando lugares importantes em nossas vidas. Seja para pesquisar sobre a previsão do tempo ou realizar um transplante cardíaco, a tecnologia está lá, rodeada de algorítimos (uma sequência de instruções bem definidas e claras, utilizadas com uma finalidade bem definida) e de numeração binária (que como o próprio nome sugere, é a combinação de dois números, o zero e o um) e, de uma maneira bem simplificada, são com esses dois dígitos (0 e 1), que o milagre da tecnologia acontece. Falar de Raciocínio Computacional, é ir muito além de comandos e atalhos que facilitam nosso dia-a-dia, é preciso compreender, pelo menos o básico, como funciona a organização interna de um programa complexo ou de um simples jogo, pois no final das contas, tudo se resume a uma organização finita de regras.
Agora, um vídeo que mostra 10 perspectivas tecnológicas para o futuro, UAU!
#Scratch
O nome é um pouco chato de falar e sua tradução não é das mais lógicas, mas o Scratch é a plataforma perfeita para exercitar aquilo que aprendemos ser uma organização lógica de regras finitas e objetivas. Com uma linguagem simples e comandos claros, é possível compreender como a organização de estruturas influencia na dinâmica de um jogo, por exemplo. Com suas variáveis e blocos de comandos, o Scratch utiliza um certo tipo de hierarquia que permite fazermos programações de uma maneira simplificada. A utilização do Scratch vem sendo cada vez mais propagada pelas escolas brasileiras, para que os jovens pupilos já se familiarizem com uma linguagem que vem crescendo em ritmo exponencial, a linguagem computacional!
Nas aulas de Introdução ao Raciocínio Computacional (I.R.C.)foi explicado e pedido para que fizéssemos um jogo, um simples labirinto, para praticarmos e utilizarmos as ferramentas do Scratch. Confesso que no começo foi meio complicado, mas logo, logo, pegamos o jeito. O primeiro jogo feito, não ficou dos mais perfeitos, visualmente falando, mas utilizei os blocos de comandos. Logo abaixo, a imagem do meu primeiro projeto de Scratch, realizado na sala de aula.
A direita, está os comandos utilizados, no centro, os blocos de comandos, e a esquerda, o joguinho, o labirinto!
A próxima imagem, é do mesmo labirinto, só que melhorado e incrementado com novos comandos e até som!!!
Programar é isso, é sempre notar que algo pode ser melhorado e, quando se tem a ajuda como a do professor Joel, a criatividade salta da mente e se materializa na telinha!
Quem tiver interesse em utilizar o Scratch, poderá acessar a plataforma virtual no link abaixo. Você poderá criar e utilizar projetos já existentes, bom Scratching!: https://scratch.mit.edu/
Projeto final, um compromisso com a saúde.
Nada que fazemos na UFSB é em vão, por mais que pareça chato e desgastante no início, não precisamos ir muito longe para acharmos um significado. O trabalho final da minha equipe foi baseado numa preocupação mundial, a obesidade infantil. É sabido por todos nós, que houve uma mudança significativa do perfil nutricional do Brasil. Antes, a maioria das crianças do Norte e Nordeste eram desnutridas, sofriam com a falta de alimentos, hoje, porém, vemos é o inverso. O número de crianças com sobrepeso e obesidade é preocupação mundial como declara a Organização Mundial de Saúde, OMS. Tendo em vista isso, decidimos fazer um game que mostre a importância e os benefícios de ter uma alimentação saudável. O público alvo do nosso jogo, são jovens de 09 à 14 anos. O jogo foi um trabalho bem complexo de se fazer, foi mais elaborado e utilizamos mais ferramentas do Scratch. Abaixo, a foto de uma parte da programação do nosso jogo.
Apresentação do projeto final
Foi na última segunda-feira, dia 29/01/2018, que apresentamos, juntamente com o restante da turma, os projetos finais do CC Introdução ao Raciocínio Computacional. Foi o momento de prestigiar o trabalho dos colegas e apresentar a eles o nosso projeto sobre reeducação alimentar na infância. Foi um momento de descontração e de compartilhar o que levou cada equipe a elaborar seu projeto.Abaixo, algumas fotos da apresentação do nosso projeto:
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